FOX MENU

quarta-feira, 30 de março de 2011

INTERNACIONAL MUNDO=OBAMA PEDE EXPANSÃO DE PRODUÇÃO DE ETANOL E CITA BRASIL COMO EXEMPLO

O presidente norte-americano, Barack Obama, pediu a expansão da produção de petróleo e etanol nos Estados Unidos, como parte de uma nova agenda para ajudar a reduzir a dependência das importações. O presidente exaltou os benefícios do uso de energias renováveis como um modo de acabar com a dependência norte-americana do petróleo importado. Obama citou o Brasil como exemplo de país onde a utilização de biocombustíveis renováveis já é uma realidade.

"Se alguém duvida do potencial dos combustíveis renováveis, considere o Brasil. Lá, mais da metade dos veículos podem utilizar biocombustíveis", disse. O presidente americano disse também que, na semana passada, a Força Aérea dos EUA utilizou um biocombustível avançado para abastecer um avião F-22 Raptor, que voou mais rápido que o som. Segundo ele, a Força Aérea dos EUA tem como objetivo conseguir metade de seu consumo doméstico de combustível de aviação através de fontes alternativas até 2016.

Obama disse também que está pedindo para que a Marina e os departamentos de Energia e Agricultura trabalhem com o setor privado para criar biocombustíveis avançados que possam ser utilizados não apenas em jatos, mas em caminhões e aviões comerciais. A afirmação de Obama foi feito em um discurso na Georgetown University.  Em sua recente visita ao Brasil, Obama assinou um acordo para que os governos brasileiro e americano trabalhem no desenvolvimento de um combustível de aviação renovável. Em seu discurso do Estado da União de janeiro, ele também anunciou a meta de ter 80% da eletricidade da América vindo de fontes de energia limpas até 2035.

O presidente informou também que não há soluções rápidas para diminuir a dependência dos Estados Unidos de fontes de energia estrangeiras. "Continuaremos sendo uma vítima das mudanças no mercado de petróleo até levarmos a sério uma política de longo prazo para energia segura e acessível", afirmou Obama, de acordo com uma cópia do discurso divulgada pela Casa Branca.

0 comentários:

 
Powered by Blogger