FOX MENU

quarta-feira, 30 de março de 2011

INTERNACIONAL = JAPÃO ANUNCIA "ESATADO DE ALERTA MÁXIMO" DEVIDO A RADIAÇÃO.

O primeiro-ministro japonês, Naoto Kan, afirmou nesta terça-feira que seu governo está em "estado de alerta máximo" para tratar dos problemas relativos aos danos na central nuclear de Fukushima. Kan destacou que a situação permanece "imprevisível". 

Os sistemas de refrigeração de vários reatores seguem avariados e os vazamentos de material radioativo se multiplicam desde o terremoto de magnitude 9, que se seguiu a um tsunami do dia 11 de março. O evento sismológico danificou a rede elétrica e os geradores da usina, causando um efeito cascata de superaquecimento. Sem água, os núcleos esquentaram e causaram explosões de hidrogênio. Partes do combustível atômico ficaram expostas, emitindo quantidades perigosas de radiação na atmosfera.

Os engenheiros da Companhia de Energia Elétrica de Tóquio (Tepco) conseguiram restaurar a eletricidade na usina, mas muitos sistemas foram destruídos pelo acidente nuclear. Eles ainda trabalham para estabilizar os seis reatores antes da planta ser desativada e definitivamente abandonada. A contaminação no local irá durar décadas, além de impedir a ocupação humana num raio de dezenas de quilômetros.

A Polícia do Japão confirmou, até às 21h desta segunda-feira, a morte de 11.004 pessoas e o desaparecimento de outras 17.339. O país sofreu graves danos estruturais, com cidades e estradas varridas pelo maremoto e enfrenta falta de alimentos e água potável, em algumas áreas, além de dificuldades no setor industrial.

0 comentários:

 
Powered by Blogger